Mundo Geek influencia crescimento das marcas

Mundo Geek influencia crescimento das marcas

Jogos de tabuleiro, bonecos de personagens, histórias em quadrinhos, pôsteres de filmes ou camisetas de super heróis. Se você pensa que tudo isso ficou na infância ou adolescência, está enganado. Bem-vindo(a) ao mundo geek!

Quem gosta de viajar nesse universo pop cresceu e forma hoje o que chamamos de geeks. Jovens em sua maioria, os geeks se multiplicam a cada ano . No Brasil, tomam conta não só das redes sociais, mas também das vitrines e das prateleiras de lojas. Esse público se tornou um mercado consumidor em ascensão que vem influenciando diretamente no crescimento das marcas.

Como o mundo geek influencia as marcas?

Você se lembra quantos filmes de ficção científica ou super heróis estrearam no cinema nos últimos anos? Muitos, não é?! São as histórias em quadrinhos ganhando vida, ou aquele clássico dos anos 1980 ganhando uma continuação, e fazendo a cabeça dos apaixonados por esse universo. Com produtoras investindo suas melhores cartas em séries e filmes, a palavra “paixão” se torna o centro desse mercado.

Os geeks nada mais são do que fãs fervorosos que vibram e se emocionam com o que leem ou assistem. Mas isso não basta, é preciso vestir a camisa (ou a armadura!) e mostrar que entendem do assunto, se reunindo em eventos ou em fóruns na web. É nesse momento que as marcas chegam para oferecer produtos, de todos os tipos, à liga de entusiastas.

Com produtos licenciados como livros, HQ’s, video games, bonecos colecionáveis, roupas e réplicas de itens de personagens, as marcas conquistam o mundo geek e aumentam o seu lucro. É o caso da Riachuelo, marca que lançou coleções de roupas inspiradas no universo Star Wars, Harry Potter e, agora, nas séries La Casa de Papel, Stranger Things e 3%, produções da Netflix.

O mais interessante é que essa estratégia parece ser uma troca: quem produz e vende, licenciando para outras marcas, se aproxima cada vez mais do seu público. Quem vende lucra com os produtos e também ganha a confiança dos consumidores. Quem compra, sai satisfeito e integra uma legião que está longe de terminar.

Você se identifica com o mundo geek? Nós admitimos que amamos!