7 passos para bombar o seu Instagram

7 passos para bombar o seu Instagram

Hoje nós vamos dar dicas de como você pode bombar o seu perfil no Instagram!

Com 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram é hoje uma das redes sociais que mais cresce e também uma das mais importantes quando o assunto é divulgar suas ideias, produtos ou serviços para o mundo.

A plataforma liberou recentemente a opção de verificação de conta e, com essa novidade, é claro que o objetivo de muitos usuários será melhorar o seu conteúdo em busca de novos seguidores e mais curtidas. Mas como sair do anonimato e se destacar no mar de imagens que é o Instagram? Calma que a gente te ajuda!

1. Primeiro, pense no seu perfil

A primeira parada é nas definições do próprio perfil: ele está definido como público? A biografia é breve, mas diz quem você é ou o que a sua empresa faz? É sempre bom lembrar de que a primeira impressão é essencial para garantir um novo seguidor ou, pelo menos, que o usuário não se esqueça de você e volte ao seu perfil mais tarde.

2. Agora, pense no seu conteúdo

As fotos que você publica estão em boa qualidade? Elas são “bonitas”? Os usuários do Instagram são atraídos por feeds organizados, bonitos e limpos, e que mostram a personalidade de quem está por trás dele! Para isso é importante que as fotos sejam tiradas em locais com boa iluminação, em um cenário agradável, com uma composição que converse com a postagem. Você não precisa saber tudo sobre fotografia, mas lembre-se de que qualidade é melhor do que quantidade! Evite publicar muitas fotos em um curto intervalo de tempo, ninguém gosta de spam.

3. E por falar em quantidade…

Também não é legal deixar o seu perfil criar teia de aranha, né? Outra palavra-chave para anotar é consistência. Depois de passar no teste de qualidade, seu conteúdo deve ser compartilhado com frequência! Publicar no seu feed entre 1 a 5 vezes na semana garante que suas postagens sejam mostradas logo no início da linha do tempo de seus seguidores.

4. Mas tem hora certa para publicar no Instagram? Sim!

E a hora certa é: quando a maior parte dos seus usuários estão ativos! Para descobrir os seus horários de picos, você pode utilizar ferramentas online, como o Iconosquare. Ele recolhe dados da sua conta e te mostra gráficos com o engajamento dos seus seguidores. Se você possui uma conta comercial, o próprio Instagram te dá essas informações no Instagram Insights. Assim, fica bem mais fácil chegar nos seus seguidores!

5. Hashtags: odiadas? Talvez, mas necessárias

Outra ferramenta que garante que seus posts alcancem um maior número de usuários são as hashtags. Elas vão conectar a sua publicação e, consequentemente o seu perfil, ao resto do mundo. O Instagram permite adicionar até 30 hashtags por post, mas para alcançar o seu alvo, é preciso se atentar àquelas que são tendência, às hashtags gerais (que levarão seu post ao público em geral) e às específicas da área em que você está atuando. Outra estratégia é usar a hashtag de localização.

6. E o tal engajamento…

Simplesmente quer dizer: vá de encontro ao seu público! Use o “Explore”, confira as sugestões do Instagram, siga usuários, curta e comente em publicações, responda aos comentários nas suas publicações. Interaja com seus seguidores, peça que respondam algo nos comentários. Quanto maior o engajamento, mais o seu perfil tende a crescer e ser exibido para outros perfis.

7. Stories, lives e IGTV

Os Stories permitem a criação de enquetes, possibilitam que seus seguidores te façam perguntas, além da inserção da localização, hashtags e os amados GIF’s. As lives colocam seu perfil no início da lista de Stories. Também existe o IGTV, que chegou como uma nova ferramenta de divulgação, permitindo vídeos mais longos: 10 minutos para contas não verificadas e até 60 minutos para contas com o selo azul!

O Instagram está prestes a completar oito anos de existência, com muitas mudanças, e tende a se reinventar cada vez mais, seguindo seu público. A dica principal para se dar bem na plataforma é se arriscar e experimentar os recursos disponíveis!